Colheres de madeira que emboloram ou tábuas que quebram: você sabe cuidar dos utensílios de madeira da sua cozinha?
1 – Hidrate com óleo mineral
O óleo mineral é fácil de ser encontrado em farmácias. Besunte a tábua ainda nova seguidas vezes (quantas vezes for necessário até ficar homogêneo), com intervalos entre as camadas. Após a absorção da última camada, retire o excesso com um pano seco e limpo. Espere absorver totalmente antes de usar.
A manutenção pode ser feita mensalmente, quando a tábua ficar fosca ou demorar para secar ao ser lavada. O mesmo pode ser feito com colheres, mas por ficarem em contato com o calor precisam de manutenção mais frequente.
No lugar de óleo mineral, é possível usar cera de abelha ou óleo tungue. A camada de óleo mantém a tábua impermeável e diminui a transferência de sabor e aroma da madeira ao alimento. Óleos vegetais como o de azeite de oliva e soja não servem para esta hidratação porque ficam rançosos muito rápido e podem passar esse sabor aos alimentos.
2 – Evite água quente
Por ser impermeabilizada com óleo, a água quente pode dissolver a camada protetora, tornando a manutenção mais frequente. Use água quente apenas quando a sujeira não sair facilmente, como no caso de caldas, caramelos e gordura de carnes.
3 – Lave sem detergente, se possível
Sabão e detergente são produtos químicos agressivos, que tiram gordura com facilidade. Caso a tábua não esteja suja de ingredientes com odores fortes, tais como alho e peixe, a dica é passar água fria, sem precisar da esponja. Se preciso, pode-se usar o lado áspero da esponja, mas será preciso reforçar o tratamento com óleo mineral depois que a tábua secar.
4 – Seque à sombra
Secar tábua e colheres ao sol pode criar rachaduras na madeira, o que aumenta a chance de alojamento de bactérias e o risco de contaminação cruzada. Evite a tentação de secar em forno baixo pelo mesmo motivo.
O ideal é deixar os utensílios de madeira secarem em locais bem ventilados e à sombra. Se a madeira estiver muito úmida e não houver ventilação para secar, ela pode embolorar.
5 – Lixe a tábua
É normal que tábuas de madeira com uso intenso apresentem marcas do fio da faca. É para isto que a tábua serve. Precisa ser de uma madeira não muito dura para absorver o impacto da faca, sem danificar o fio.
Para renovar o aspecto da tábua, pode-se polir com folhas de lixa grão 120 a 220, dependendo da densidade da madeira. Quando estiver lisa, tire o pó com um pano seco e limpo e trate com óleo mineral (conforme a dica 1). Não é necessário lavar a tábua antes de hidratar, mas pode-se passar água rapidamente após o óleo secar.
Trabalho com madeira reaproveitada, buscando o conceito de reuso. Busco esse material em obras, marcenarias, madeireiras, caçambas, podas urbanas, praças, etc,. Como não tenho linha de produção, cada peça é única, exclusiva.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade